sábado, 10 de outubro de 2009

Editorial 10/10/2009


Eram sete as candidatas às Olimpíadas 2016. Das sete, sobrou quatro, Madri na Espanha, Chicago nos Estados Unidos, Tóquio no Japão e o Rio de Janeiro no Brasil.

A escolha foi feita, a festa já começou, mas... e agora? “Agora companheiro” é trabalhar, trabalhar e trabalhar.

Desde o dia 02 de outubro, muitas são as conversas que acercam a vitória do Brasil à sede das Olimpíadas 2016.

Se não bastassem os agouros de vários políticos nacionais, o governador japonês, Shintaro Ishihara, também tentou estragar a festa brasileira. "A apresentação de Tóquio foi claramente a melhor... Mas houve em jogo uma dinâmica visível. Há muito jogo político nos bastidores", afirmou o governador de 77 anos logo após a declaração de vitória à primeira cidade sul-americana a sediar os Jogos.

Mas não é só de problemas que vive as Olimpíadas brasileiras. O governador Sérgio Cabral e o Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes já anunciaram a apresentação de todos os gastos atraves de site, porém já estima que serão gastos aproximadamente 100 bilhões de reais.

Já para o governador de São Paulo, José Serra, os responsáveis pela vitória carioca são Roberto Marinho e João Avelange. “Lembro quando a idéia foi levantada, há 16 anos, por João Havelange e Roberto Marinho, quando o prefeito era César Maia. A primeira tentativa não foi bem sucedida, mas começou a pavimentar o caminho da vitória em Copenhague. Na segunda tentativa, após perder a disputa para as Olimpíadas de 2012, o Comitê Olímpico Brasileiro prometeu voltar. Voltou, e o Rio levou, com uma campanha coordenada pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes e apoiada pelo presidente Lula”, afirma o Governador.

É... Como sempre todo mundo quer colocar seu dedinho no doce, até quem não tem nada a ver.

Mas e o Lula? Ah, o Lula se emocionou e chorou...

De arrependimento? Não, claro que não! O presidente da república, “O Cara”, “O Lulinha Paz e Amor”, que é consultado pelos governos de outros países e ainda levou o país a sediar três grandes eventos esportivos, Pan, Copa do Mundo de Futebol e agora as primeiras Olimpíadas na América do Sul, chorou de emoção, como revelou ao blog do planalto. “Foi me dando uma recordação de minha vida, das coisas que fomos conquistando e ai me veio a vontade de chorar. Eu acho que quando a gente tem vontade de chorar, a gente chora, precisa parar com esta frescura que homem não chora, que presidente não chora. Também a agente chora, porque a gente tem coração, porque tem sentimento...”

“Para o Brasil conquistar as olimpíadas é algo muito sagrado, é mais do que o Esporte, a conquista de hoje foi como tirar um passaporte quase que especial. O Brasil passou a fazer parte dos países que compõem os que conquistaram as Olimpíadas”, afirmou o Presidente.

O presidente também comentou que com a escolha do Brasil como sede das Olimpíadas o País ganhou reconhecimento mundial, deixando de ser um país de colonizados.

“Nós brasileiros estamos deixando a nossa cabeça colonizada para ter uma cabeça de independência, nós somos donos do nosso nariz. Nós respeitamos todo mundo, mas, nós, sobre tudo, queremos ser respeitados”, concluiu.

É nosso país na esfera Federal e Internacional está indo para frente, mas e os estados e municípios? Estes somos nós os cidadãos comuns que devemos tomar partido e averiguar se já podemos ser considerados campeões olímpicos.

Um comentário:

  1. Amo o meu País que ainda é de muitos contrastes, mas, é um país construído de pessoas solidárias. Nem poderia ser diferente, dada a tantas indiferenças - especialmente de políticos que passaram por aqui antes do companheiro presidente Lula! Aliás, Lula é um presidente abençoado e com muita sorte. A crise na economia do mundo foi mesmo uma marola, porque, sob sua batuta nossas reservas estão sólidas e o País tem credibilidade; Nos tornamos auto-suficientes em petróleo e se descobriu que temos reservas para muitos anos na camada pré-sal; ganhamos destaque no mundo com nossos produtos de suco de laranja a aviões, sediamos um Pan-Americano, vamos sediar uma copa do mundo e as olimpíadas. Somos um povo sofrido, mas, solidário. Vimos o espetáculo armado contra os sem terras, e toda a mídia - infelizmente - a criminalizá-los. Alguém precisa responder aos oligarcas da mídia que as terras que a Cutrale (não apenas ela) utiliza na região de Bauru é pública, do governo federal, e se tem alguém que invadiu foi ela (e outras empresas de renome internacional). Precisamos acabar com a hipocrisia dos mídias. Juizes, policiais (pagos com o dinheiro do povo)e mídia estão a serviço dos podres poderes. Por isso, mais do que nunca, é preciso saudar as nossas conquistas e chorar, sim, as vitórias!
    Alcimir Carmo, jornalista

    ResponderExcluir