sábado, 3 de outubro de 2009

Editorial 12/09/2009

Enquanto o PSDB fala contra os atos feitos pelo presidente Lula (PT) sobre a próxima eleição para Presidente, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, monta um esquema para se eleger ao cargo máximo do país.

Utilizando artimanhas que poderiam angariar votos como bolsas de estudo para os funcionários públicos. O decreto existe, mas pode ser chamado de “letra morta”, já que as bolsas de estudo para ensino superior, dadas aos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) e Agentes de Escolta e Vigilância (AEVP) não são para todas as classes, já que segundo os últimos editais de concurso os únicos que poderiam alcançar o benefício, 400 reais, seriam os AEVP classe I, devido a sua faixa salarial. Isto é, uma mínima parcela dos servidores. E assim que o agente mudar de classe perde a bolsa.

Outra coisa que chamou a atenção para o governador estadual foi o fato que no programa Fantástico do dia 30 de agosto, Rede Globo, um repórter conseguiu comprar uniformes da Polícia Militar em diversos estados, menos em São Paulo.

Um dos fatores que poderiam ajudar ao Governador, mas não se engane. Logo após a matéria mostrada na “Revista Eletrônica” o deputado estadual, Vanderlei Siraque (PT), autor da lei que proíbe a venda de uniformes, lembrou durante sua explanação em assembléia que a lei foi vetada pelo governador, em 2003, voltando para a Casa, onde foi sancionada. Segundo a defesa do Governador ele acreditaria que o documento se tratava de uma lei inconstitucional. Mas a lei está valendo!

E ainda vem alguém me dizer que as prioridades do governo do estado são Segurança, Educação, Saúde, Moradia e Transporte. Só se for o sucateamento destes setores e posterior terceirização.

Eu realmente acredito nestas prioridades do governo do estado. Vejamos... o transporte foi o primeiro neste mandato a ser privatizado e ao invés de melhorar só estão aumentando os buracos e claro, os pedágios; inclusive com reformas e ampliações das praças de pedágio a todo vapor (Será que os políticos estarão presentes no dia da inauguração dessas praças?). E o povo, que já paga um montão de impostos, para ter uma boa estrada paga duas vezes. Já que político que se preze anda de avião e que eu saiba, lá não tem buraco. E se estiverem em serviço, tudo será custeado pelo governo. Ainda nos transportes, temos o buraco do metrô na estação Pinheiros, Capital. Como andam as ações judiciais dos moradores afetados e dos funcionários da empresa construtora daquela linha? As Ampliações do metrô serão usadas como propaganda governamental? Aliás, que ampliações? O governo tem sido atencioso com as pessoas afetadas pela obra?

Já na saúde, o governador do estado pretende em breve fazer o mesmo, (já fez em algumas áreas do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, conforme encontrado no Diário Oficial, Poder Legislativo, pg 24, 03/04/2009, denunciado pelo SindSaude, para quem quiser conferir) um projeto de lei da autoria do governador, cuja relatora é a dep. Maria Lucia Amary (PSDB), visa autorizar os hospitais a atender aos planos de saúde, mediante pagamento. Agora eu pergunto: Quanto tempo o paciente que paga um plano de saúde vai ficar na fila? Ou teremos duas filas: contribuinte e planos de saúde?

Pasmem, conforme publicado na Folha OnLine, de 03/09/2009, “criará um tratamento diferenciado para os pagantes” e é “polêmica na questão da venda de até 25% dos atendimentos dos hospitais públicos terceirizados a pacientes particulares e de planos de saúde”, mas o governo argumenta que os pacientes "continuarão a ser atendidos normalmente, conforme a produção prevista em contrato de metas [das OSs] com a Secretaria [da Saúde]". Normalmente?

O que o governo quer dizer com “normalmente”? Anote aí: neste projeto também estão incluídas as instalações estaduais culturais e de esportes estaduais, que estas também sejam terceirizadas, como os museus e os clubes.

Só lembrando que as pessoas que tiveram gripe suína foram muito bem atendidas pelos funcionários dos postos de saúde. Aliás, fato: a maioria das mortes por gripe suína deu-se na rede privada de saúde. Vai ver que é por isso que ele quer privatizar.
Bem, já diz o slogan: É o Governo de São Paulo judiando de você!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário