sábado, 3 de outubro de 2009

Editorial 05/09/2009

Quando se fala em Brasil e Argentina, alguns pensam em bases políticas, ou quem sabe em desfile de moda, mas com certeza a maioria vai sempre pensar em futebol.

Em todos os jogos em que as duas seleções se apresentarão, os espectadores mais afoitos se emocionaram com as decisões quase sempre dramáticas que até receberam o nome de batalhas campais. Talvez por isso seja tido como um dos maiores clássicos sul-americanos, mas quem sabe se não é do mundo?

Uma das maiores dores dos fanáticos torcedores brasileiros talvez seja lembrar a reação brasileira nas ultimas décadas no fato de que Zagallo, como técnico, jamais havia perdido para a Argentina até o confronto de 29 de abril de 1998, em pleno Maracanã. E como a pequena diferença de 1x0 para a AFA acabou com a invencibilidade de Zagallo contra países sul-americanos.

Mas desde a década de 70 os jogadores brasileiros foram aos poucos aproximando as diferenças entre as duas seleções que havia em favor da Argentina. Examinando algumas histórias sobre futebol na internet pode-se averiguar o tamanho do obstáculo que os argentinos sempre representaram para o futebol dos brasileiros.

Em 114 partidas com a camisa do Brasil, Pelé só sofreu 12 derrotas - e quatro delas foram contra a Argentina. O grande Jair Rosa Pinto, cuja carreira profissional começou em 1938 e terminou em 1963, ganhou dela uma partida (por um apertadíssimo 3 a 2) e perdeu cinco (uma por 5 a 1 e outra por 6 a 1). E Tim, um dos craques mais notáveis na sua geração, jamais ganhou dos argentinos.

A seleção afanista já ganhou 14 campeonatos sul-americanos; enquanto a “amarelinha” apenas oito, sendo que os quatro primeiros foram em casa (e em um deles, 1949, não tivemos que enfrentá-los).

Já em nível de mundiais a coisa muda de figura. A vantagem é brasileira, tanto no número de conquistas quanto no confronto direto. Durante as Copas do Mundo os eternos rivais já se cruzaram quatro vezes, com duas vitórias do Brasil, um empate e uma derrota.

Mas, a maior demonstração de superioridade brasileira em tempos recentes é que, desde 1993, quando a Argentina conquistou o seu último titulo, o da Copa América, o Brasil já conquistou oito títulos importantes: as Copas do Mundo de 1994 e 2002, as Copas América de 1997, 1999, 2004 e 2007, e as Copas das Confederações de 1997 e 2005. Nessas conquistas, incluem-se três vitórias sobre a Argentina na final, sendo duas delas por goleada. E hoje, esperamos não ser diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário