segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pirajuí - Ano Novo, problemas velhos

Mais um ano vai, outro ano vem. Descobre-se que algumas coisas prometidas durante a noite de primeiro de janeiro de 2009 foram realizadas, outras ainda não, como por exemplo: começar aquele regime, não comer determinado alimento durante um ano, passar no vestibular ou conseguir um trabalho melhor.

Mas isto não acontece só no pessoal, os municípios que tiveram o primeiro ano de mandato dos seus novos governantes também não tiveram um ano marcado pela realização das promessas de palanque.

Em Pirajuí tivemos uma maravilhosa comemoração de aniversário, 07 de setembro, Faepira e Natal, tudo para inglês ver, já que os próprios governantes romanos já tinham esta filosofia, a do “Panem et circenses” (pão e circo), apesar de ser uma frase que teria sua origem nas Sátiras de Juvenal, mais precisamente na décima (Sátira X, 77–81). Era a política usada pelos antigos romanos. Ela previa o provimento de comida e diversão à população em detrimento da liberdade, com o objetivo de diminuir ou acabar com os conflitos. Ainda é uma política muito usada no Brasil.

Em Pirajuí, o Ano é Novo, mas com os antigos problemas. Ruas esburacadas, a criação da “praça do povo” que não passa de um aterro. Uma quadra coberta abandonada bem no centro da cidade, o antigo Pirajuí Cestobol Clube, continuará como uma pista de skate sem condições de uso, não porque a pista é ruim, mas porque não tem nenhum atrativo social ou esportivo, apenas um completo abandono, um “cartão postal” em uma área central. Fora isso, o local que todos os anos vinha sendo utilizado pela Associação Comercial para o sorteio de prêmios não tem mais este compromisso. Quem sabe às vésperas da próxima eleição municipal algo seja feito. Temos ainda a “desapropriação ilícita” de parte de um terreno e derrubada de árvores em uma área da educação infantil municipal, também em pleno centro da cidade. Nossas crianças perderam uma área preciosa. Não basta a educação estar tão combalida. Infelizmente, o conselho tutelar da infância e juventude não atende este tipo de ocorrência. Claro, uma ocorrência política. E tudo feito bem devagar para ninguém perceber. Ninguém? Nós percebemos.

Além destas situações temos ainda o descaso dos próprios munícipes. Jovens que passam suas noites de final de semana na porta da casas de famílias fazendo pantomimas. Agora, digam: onde está a Lei do Silêncio? E a falta de respeito com os cavaletes colocados na rua João Justino da Silva que deveriam impedir a passagem de carros durante dos velórios? Já tivemos até atropelamento no local, mas isso ninguém vê, não é?

Independente da posição política é de extrema necessidade o respeito com as leis municipais. São elas que dão autoridade aos munícipes de exigirem seus direitos, mas se não as respeitamos!?!

Aos munícipes que o Ano Novo seja repleto de realizações e considerações.

Aos governantes, mais respeito para com a cidade. Precisamos fazer de Pirajuí um marco histórico, mas não de sacanagens, já que isso a gente deixa para o Distrito Federal.

Feliz 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário