sábado, 6 de fevereiro de 2010

Editorial 30/01/2010

Passa ano, entra ano e a cidade continua do mesmo jeito.

Já não dá para falar que tudo isso é culpa do governante, já que ele não se elege sozinho. Mas quem paga o pato, depois, é justamente o mais humilde, aquele que ajudou a elegê-lo.

Pirajuí há muito não se vê remodelada. O que acontece, na verdade, é uma plástica aqui e outra lá. Isto quer dizer que não muda em nada a cidade, muda-se apenas a área externa, aquela que é feita para “inglês” ver. Por exemplo, a construção de obras faraônicas para aquele que não mora na cidade possa dizer: “Nossa! Esta administração deu certo!” Enquanto isso, uma quadra coberta em plena área central da cidade está há anos abandonada e jogada para uso de traficantes e usuários de drogas, sem contar a prostituição.

Desde 1994 a cidade vive uma mudança corrente de governantes. O município viu seu chefe do administrativo ser multiplicado por dois a cada mandato. Nos últimos 16 anos a cidade teve 8 prefeitos. Com as mudanças no executivo, a cidade perdeu muito. Nenhuma das administrações terminou o que começou, tanto por problemas com a justiça como por problemas de saúde. Podemos até dizer que a cidade tem sido governada por vice-prefeitos.

2010 é ano de eleição a senador, deputados (federal, estadual e distrital) presidente e governador. Muitos prefeitos da região já estão de olho, não em trabalhar para a sua cidade, mas em trabalhar em proveito próprio, pensando em um novo cargo, quem sabe de deputado estadual?

Mas não é só isso, com a falta de um chefe do gabinete que trabalhe durante todo seu mandato vários setores da administração tem falhado, como é o caso do setor de obras que está apenas preocupado com a instalação do INSS numa área que era para educação de nossas crianças, área essa que foi veiculada como “um terreno entre a escola Maria Angélica Marcondes e o Parque Infantil”. Um mero terreno. Cara de pau! As ruas do município estão em situação precária. Quem já não ouviu falar que não dá para ser proprietário de um carro por mais de um ano em nossa cidade? São tantos buracos que chega a ser difícil desviar.

Porém não para por aí. Fora os buracos, existem locais na cidade onde o esgoto corre a céu aberto e, para piorar, os moradores são obrigados a conviver com o mato alto que além de deixar o local com aparência de abandonado ainda tem o mau cheiro que adentra as casas. E tudo isso pode causar problemas da saúde.

E por falar em saúde, a saúde da cidade está na corda bamba. Além dos problemas que a nova provedoria já resolveu, ainda tem o Pronto Socorro. Este agora poderá ser entregue a administração municipal. Puxa, além das ruas esburacadas, do mato alto, do esgoto a céu aberto, desafetação de área para educação infantil e quadras cobertas abandonadas ainda tem a saúde.

Realmente ser administrador de uma cidade pequena como Pirajuí não deve ser tarefa fácil. Talvez seja melhor um cargo mais distante dos problemas da cidade, como deputado estadual ou federal, quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário